Uma vinícola para chamar de sua
Uma vinícola para chamar de sua
March 31, 2016
Jalapão
As dunas alaranjadas do Jalapão
April 4, 2016

Liberdade, liberdade

liberdade, liberdade

Foi só com a proclamação da República, em 1889, que a cidade mineira de Tiradentes ganhou esse nome. Antes disso, foi São José del-Rey, fundada dois anos antes de São João Del-Rey – essa, sim, com o mesmo nome até hoje. A rede Globo começa a exibir, na próxima semana, a novela ou minissérie Liberdade, Liberdade, tendo a Inconfidência Mineira como tema e, tomara, as cidades históricas mineiras como cenários.

Separadas por apenas 12 quilômetros, Tiradentes e São João Del-Rey foram fundadas em 1702 e 1704, respectivamente, quando foi descoberto o ouro que brotava no Rio das Mortes, que margeia Tiradentes. As cidades têm ruas empedradas, construídas com pedras trazidas de Portugal, que serviam de lastro para os navios. Na volta à Europa, esse lastro era o ouro extraído das Minas Gerais. Entre as belas ruas, chamam a atenção dos visitantes os muitos becos. Eles foram construídos para que os escravos circulassem pela cidade, para atender seus amos, sem incomodá-los.

liberdade, liberdade

Visitar qualquer uma das cidades – ou as duas, mesmo que em pouco tempo – é mergulhar em um passeio pela história. Há museus, muitas igrejas e um preservado casario colonial, mas caminhar por suas ruas e becos observando tudo isso é o passeio que mais vale a pena. Em companhia de um guia local, fica ainda mais rico. É assim que se descobre onde moraram os inconfidentes, em casas hoje ocupadas por restaurantes, pousadas ou lojas de suvenires. As igrejas são museus de arte sacra, com preciosidades como os 4,8 mil quilos de ouro que revestem o altar da matriz de Santo Antônio, em Tiradentes.

Em São João, que quase foi capital de Minas Gerais, por conta também da Inconfidência, a Igreja de São Francisco de Assis, de 1744, é um mirante para toda a cidade. E, por suas ruas, as passagens da Via Crucis estão “escondidas” em esquinas ou espremidas entre as eiras e beiras das casas coloniais. Foi em São João que nasceu o ex-presidente Tancredo Neves – que está enterrado lá, em cemitério atrás da Igreja de São Francisco. Em tempo: uma Maria-Fumaça faz a ligação entre as duas cidades nos finais de semana, em horários específicos.


liberdade, liberdade

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *