liberdade, liberdade
Liberdade, liberdade
April 1, 2016
chocolate
O vento, o chocolate e o anis
April 7, 2016

As dunas alaranjadas do Jalapão

Jalapão

No Brasil, os destinos que nos aproximam do contato com a natureza são os que mais atraem a arquiteta Celina Sato, de Santo André (SP), que volta a escrever para o blog sobre suas experiências em viagens. Na primeira participação, Celina contou como foi visitar Portugal pela primeira vez  e, agora, fala sobre o Jalapão, no interior do Brasil.

“Delícia de lugar! Queria conhecer o Jalapão desde que vi pela primeira vez imagens de suas dunas alaranjadas… Só não sabia que ia embarcar pra lá tão rápido. Foi uma viagem pouco planejada, de última hora, em um grupo que sairia para o Jalapão em três dias. Não conhecia ninguém, mas a vontade de descobrir esse paraíso no interior do Brasil, lá no meio do Tocantins, me fez encarar sozinha a viagem de sete dias pela região… E ir me aventurar foi uma das minhas melhores escolhas!

A princípio, sabia apenas que ia encontrar as mágicas dunas alaranjadas… Foi uma viagem cheia de aventura, começando pelas cinco horas em um caminhão 4X4, em estrada de terra, com atoleiros o tempo todo. Afinal, é o Tocantins. Quando chegamos ao local do acampamento, me senti em um hotel cinco estrelas, diante da infraestrutura que a empresa contratada para o safari nos ofereceu. As tendas e barracas para acampamento, instaladas ao lado do Rio Novo, em contato total com a natureza, foram o abrigo ideal para o descanso merecido.

Uma vez lá, a expedição incluiu locais como o Cânion Sussuapara, um paredão imenso, de 12 metros, com uma piscina natural e um microclima que ameniza completamente o cenário de 40 graus ali do lado… As visitas incluíram vários lagos naturais, cachoeiras e, claro, as dunas alaranjadas. O final da tarde é o melhor horário pra observar as cores das areias finas, com cachoeiras e lagos ao redor. Para quem gosta de natureza, é um dos destinos brasileiros mais que recomendados!”

Jalapão

As dicas da Celina:

1 – As dunas alaranjadas são o ponto alto do Jalapão, ao menos para mim. A dica é ficar por ali até o entardecer, quando as tonalidades do sol deixam as cores ainda mais vivas.

2 – Entre as cachoeiras mais bonitas estão algumas como a Cachoeira Velha, a do Lajeado, a da Formiga e do Fervedouro. O banho nelas é perfeito, depois de uma caminhada com muito sol e calor.

3 – O artesanato típico de lá tem o capim dourado como matéria-prima. Os moradores da região fazem de bijuterias, como brincos, até cestos. São lindos, em sua cor natural de ouro.

Album de fotos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *