Museu do Prado
As janelas do Museu do Prado
March 15, 2016
Habana vieja
Pelo centro de Habana Vieja
March 24, 2016

Onde nasce o sol mexicano

Onde nasce o sol mexicano

Isla Mujeres, a 40 minutos em ferry boat de Cancun, no México, nem sempre é incluída na lista interminável de passeios oferecidos no mais famoso balneário mexicano. Quando é lembrada, no entanto, costuma render elogios daqueles que a visitam. Um dos principais atrativos de Isla Mujeres é o Parque Marinho El Garrafón. É um desses locais idílicos que o mar do Caribe pode proporcionar…

Com ingressos a partir de US$ 89 para quem quer curtir o dia em Garrafón, o parque oferece estrutura com piscinas de borda infinita, restaurante, bares, uma série de espreguiçadeiras protegidas por coqueiros e palmeira e, claro, todo tipo de atividade aquática: dos caiaques e snorkel ao nado com golfinhos. Além disso, o parque tem tirolesa sobre o mar, bike para passeios e, também, uma trilha até o ponto sul da ilha, endereço do Parque de Esculturas – e ponto mais ao sudeste do México, onde chegam os primeiros raios de sol ao país a cada manhã.

É difícil deixar os “mimos” de El Garrafón para percorrer a pequena trilha, mas vale a pena reservar ao menos uma horinha para o passeio. É que na Punta Sur, como é conhecida essa “esquina” da ilha, está o Parque de Esculturas, inaugurado em 2008. São 23 esculturas de aço em uma colina, ao lado de uma construção em pedras no local onde houve um templo maia em homenagem à deusa Ixchel, da fertilidade. De múltiplos temas, as esculturas são emolduradas pelos tons azuis dessa porção do Oceano Atlântico.

 

Onde nasce o sol mexicano

Caminhos e passarelas facilitam visita às esculturas e ao ponto do México que recebe os primeiros raios de sol diariamente

Além delas, que já valem a visita, desse ponto tem-se uma das melhores vistas para Cancun, no continente. Há um pequeno bar-restaurante no local, com a mesma vista, e uma estrutura de passarelas de concreto que percorrem a beira-mar nesse local sem praia, onde as ondas batem diretamente nas falésias e rochas. Tudo muito contemplativo, capaz de garantir lindas fotos. Antes que o visitante comece a achar o passeio uma “tortura” – afinal, só observar esse incrível mar azul, sem nadar, é quase isso –, vale destacar que há um caminho que leva até a pequena porção de areia, junto ao mar, atrás da escultura Libertad. Essa que está no alto do texto, a primeira foto.

Álbum de fotos:

Em tempo: A leitora Raquel Rosatti contou recentemente sobre sua viagem a Cancun e, Isla Mujeres, foi um dos locais visitados. Clique aqui para ler. E, na seção Hotéis com Vista, o Presidente Intercontinental Cozumel também já ganhou post aqui no blog. Confira clicando aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *