izabelreigada-penha-1
Pelas janelas do Galeão
June 8, 2016
San Sebastián
A dupla personalidade de San Sebastián
June 20, 2016

De olho na Pedra do Baú

izabelreigada-pedra-do-bau3

Para quem gosta de frio, é automático: caindo os graus no termômetro, é hora de subir serras e montanhas. A Serra da Mantiqueira é um prato cheio na divisão entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Menos conhecida que as vizinhas Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, também do lado paulista, é um prato cheio para quem gosta de montanhas, sendo o caminho mais próximo para a subida à Pedra do Baú, cartão-postal de toda a região. Está a apenas 185 km da capital paulista e tem como vizinhas, ainda, Gonçalves e Paraisópolis, ambas do lado mineiro.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, São Bento do Sapucaí tem dezenas de pousadas e chalés para visitantes. Um dos mais próximos da subida à Pedra do Baú é justamente o Chalé Pedra do Baú. São cinco chalés com lareiras que atendem a casais ou famílias, uma vez que há opção de chalé com dois quartos. De qualquer um deles, a vista é para a vegetação da Serra da Mantiqueira e para as pedras do Baú ou Bauzinho.

 

pedra do baú

Do chalé, vista para a Serra da Mantiqueira

 

Os chalés com dois quartos têm também cozinha completa – uma boa opção para quem não quer descer até o centro da cidade à noite, quando as temperaturas despencam. São mais de 10 quilômetros do centro da cidade até os chalés, morro acima, então o carro é fundamental. Do chalé, no entanto, os mais animados podem começar a caminhada ao cume da Pedra do Baú, pela face norte. Se não, é só ir de carro até o restaurante Pedra do Baú e começar ali a caminhada.

Quem quiser visitar o Bauzinho e, de lá, fazer ainda a trilha para a Pedra do Baú, com subida pela face sul, também vai encontrar excelente hospedagem no Chalé Pedra do Baú. O mesmo vale para a Ana Chata, outra das formações graníticas do Complexo do Baú. Os chalés são garantia de proximidade da principal atração local e, principalmente, de conforto aconchegante. O café da manhã é uma das delícias já incluídas na diária, como as incríveis vistas. Broa de milho, geleias caseiras, queijos frescos, pães surtidos e guloseimas que misturam o melhor da cozinha do interior de São Paulo à mais saborosa cozinha mineira. Menos mal que tem muita pedra para subir, depois do farto café. Mais informações no www.chalepedradobau.com.br.

 

Álbum de fotos:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *