viajar para o Haiti
A hora de viajar para o Haiti?
January 18, 2016
Tristes animais selvagens
Tristes animais selvagens
March 3, 2016

Alcalá: cegonhas e Cervantes

Alcalá

Em abril, completam-se quatro séculos da morte do maior nome da literatura espanhola, Miguel de Cervantes Saavedra. O quarto centenário do falecimento do autor de Dom Quixote de La Mancha será celebrado em toda a Espanha, ao longo do ano, mas terá destaque em algumas cidades, entre elas a sua cidade natal, Alcalá de Henares. A apenas 25 quilômetros de Madri, Alcalá abriga a Casa Museu de Cervantes, o local onde o fidalgo nasceu em 1547.

A visita à Casa Museu é gratuita, fechando somente às segundas-feiras. É possível descobrir um pouco de como viveu o escritor e imaginar a vida no século 16 com ao percorrer os cômodos da casa. Workshops e exposições serão montadas ao longo do ano no espaço, em comemoração a seu ilustre morador. A programação pode ser conferida no www.museocasanataldecervantes.org.

Alcalá

Estátua de Sancho Pança e Dom Quixote, os personagens da mais conhecida obra da literatura espanhola, diante da Casa Museu de seu autor

A Casa Museu de Cervantes é a “desculpa” perfeita para visitar Alcalá, uma vez que se está em Madri. Trens e ônibus levam ao destino, que fica a 15 km do Aeroporto de Barajas, que atende a capital espanhola. Foi em Alcalá que se fundou, em 1508, uma das mais renomadas universidades da Europa, a Universidade de Alcalá. Ela foi transferida para Madri no século 19, mas o conjunto arquitetônico das faculdades, colégios e moradias fizeram com que Alcalá conquistasse, em 1998, o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Hoje, um desses antigos colégios – chegaram a ser mais de 40 – é ocupado pelo Parador de Alcalá, hotel da rede Paradores aberto há seis anos. Ele serviu de residência aos domínicos de Santo Agostinho e, depois, foi transformado em penitenciária, tendo essa função de 1850 a 1980. A transformação da edificação em hotel ganhou alguns dos prêmios mais renomados de arquitetura, exibindo hoje aos visitantes a integração de edifícios dos séculos 17, 19 e 21.

Além do Parador, outro ponto alto da cidade é a Hosteria del Estudiante, um restaurante que faz parte da rede hoteleira espanhola. O restaurante funciona desde 1929 em outro dos antigos colégios da faculdade, o Colégio de San Jerónimo, fundado em 1510, e conectado ao Pátio Trilíngue da Universidade de Alcalá – que foi devolvida à cidade em 1977 e hoje é uma de suas atrações mais visitadas.

Alcalá

Entrada do restaurante da rede Parador, no antigo Colégio de San Jerónimo

Com população universitária que supera os 20 mil estudantes – e Alcalá tem cerca de 200 mil habitantes –, a pequena cidade tem muito a oferecer aos visitantes, além de sua rica arquitetura e saborosa gastronomia. Muito de sua história pode ser descoberta nos registros afixados nas paredes dos edifícios, para a leitura dos visitantes mais interessados. Esses também vão gostar de conferir o Palácio Laredo, museu onde está a primeira Bíblia poliglota da Europa, produzida pela Universidade de Alcalá em 1517. Caminhar pelas praças é outro passeio, assim como observar as altas torres das antigas faculdades ou das muitas igrejas, endereços certos de ninhos de cegonhas. Impossível não fotografar!

Álbum de fotos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *