conhecendo paris
Conhecendo Paris
January 14, 2016
Alcalá
Alcalá: cegonhas e Cervantes
February 23, 2016

A hora de viajar para o Haiti?

viajar para o Haiti

Há pouco mais de um ano, tive a oportunidade de visitar o Haiti. Nesta semana, no último dia 12, completaram-se seis anos do terremoto de 2010, que devastou o país, deixando cerca de 250 mil mortos e outros 180 mil feridos. Visitei a capital Porto Príncipe para conhecer um dos novíssimos empreendimentos hoteleiros, primeiro de muitas aberturas, programadas para o ano passado. A hotelaria é voltada para negócios, já que são executivos trabalhando na reconstrução do país os mais frequentes hóspedes, mas também está preparada para turistas.

Em entrevista com o então embaixador do Brasil no Haiti, José Luiz Machado Costa, ele destacou que não via como o país poderia apostar no turismo – com exceção de alguns nichos, como o de trabalho voluntário, como exemplificou. Para ele, a deficiência de infraestrutura, com carência de energia, inexistência de transporte público e instabilidade política eram motivo para afugentar turistas.

Mas o Haiti, na segunda maior ilha do Caribe (que divide com a República Dominicana), tem atrativos para quem quiser escolhe-lo como destino turístico – afinal, é Caribe. Para minha surpresa, o site do Lonely Planet publicou no último dia 28 uma lista de atrações e informações para quem quer fazer turismo pelo país. A matéria recomenda, inclusive, a visita a Porto Príncipe.

Não acredito que a reconstrução da cidade, principal afetada pelo terremoto, tenha adiantado muito nesse último ano. Ainda deve ser muito triste percorrer ruas com esgoto a céu aberto e pequenas “ilhas” de infraestrutura – como os novos hotéis. Olhar as ruínas da Catedral de Porto Príncipe, cujo teto ruiu inteiramente com o terremoto, bem como muitas das colunas, parte os corações mais endurecidos. Ao lado dela, uma nova estrutura – muito mais simples que a igreja original, construída entre 1884 e 1914, substitui a igreja destruída, exibindo em seu interior a maquete da futura reconstrução.

Visitar Porto Príncipe pode causar feridas se o visitante quiser conhecer sua devastada capital – ou não, se for apenas para as praias caribenhas. De qualquer modo, como qualquer destino, o Haiti não é para todos. Mas, se alguma vez você já pensou em conhece-lo, talvez essa hora esteja chegando. Para ler a matéria do Lonely Planet, o link é este: https://www.lonelyplanet.com/haiti/travel-tips-and-articles/ten-things-to-know-about-visiting-haiti

Abaixo, algumas das fotos do país, em dezembro de 2014.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *