Nem Londres, nem Nova York. A cidade mais visitada do mundo em 2016 – e também no ano anterior – foi Hong Kong. Na segunda posição também houve repetição, com a capital da Tailândia, Bangcoc, no posto. Com o ranking divulgado pela consultoria Euromonitor International, que faz anualmente o estudo Top 100 City Destinations, volto a publicar aqui no blog, depois de longa ausência. O ranking é o motivo certo para voltar a mexer nas fotografias e mostrar um pouquinho dos atrativos que fizeram com que as cidades mais visitadas do mundo em 2016 entrassem na lista de desejos dos visitantes.
Além de Hong Kong e Bangcoc, as dez primeiras posições trazem Londres, Cingapura, Macau (China), Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Paris, Nova York, Shenzhen, na China, e Kuala Lumpur, na Malásia. Do Brasil, somente o Rio de Janeiro entrou na lista, ocupando a 88ª posição. Foram os Jogos Olímpicos realizados no ano passado o principal motivador das viagens para a capital fluminense.
No ranking específico para os destinos mais visitados das Américas, Nova York, que aparece em oitavo lugar no ranking geral, é seguida por Miami (20ª no ranking geral). Em terceiro e quarto lugares, outras duas cidades dos Estados Unidos: Las Vegas (26ª) e Los Angeles (31ª), respectivamente. Cancun, no México, aparece na quinta posição (32ª no geral), seguida por Orlando (40ª), na Flórida, Toronto (51ª), no Canadá, San Francisco (54ª), na Califórnia, Punta Cana (57ª), na República Dominicana, e Honolulu (76ª), no Havaí.
Na Europa, as mais visitadas, depois de Londres e Paris, foram Roma (12ª no geral), Istambul (15ª), Praga (18ª), Barcelona (23ª) , Milão (27ª), Amsterdã (28ª), Antália (29ª), na Turquia, e Viena (30ª). No caso do Oriente Médio e África, analisado conjuntamente no estudo, Dubai aparece como líder, na sexta colocação no ranking geral, seguida por Meca (19ª no geral), na Arábia Saudita, Joanesburgo (37ª), na África do Sul, Riade (41ª) e Damman (58ª), ambas na Arábia Saudita, Cairo (62ª), no Egito, Doha (64ª), no Catar, Jerusalém (67ª) e Tel Aviv (78ª), em Israel, e Marrakech (79ª), no Marrocos.